George R.R. Martin comenta cena de estupro em Game of Thrones

Cenas fortes fazem parte da rotina dos fãs de Game of Thrones e o episódio exibido no domingo 20, não foi diferente. Em “Breaker of Chains”, a série mostrou uma cena de estupro incestuoso, envolvendo os personagens Jaime e Cersei Lannister. O interprete de Jaime, o ator Nikojal Coster-Waldau descreveu a cena como “um encontro obscuro e apaixonado, emocionalmente visceral”.

Muitos dos comentários sobre a cena são a respeito do modo como a série alterou a cena original que aparece no livro “A Tormenta de Espadas”, de George R. R. Martin, quando Cersei hesita, antes de rapidamente demonstrar recíproca ao avanços do irmão e amante.

Para alguns, o modo como a cena foi feita é apenas um ato desnecessário de violência contra a mulher, além de estar fora do escopo do que representa Jaime Lannister, que vem numa firme rota de redenção desde a temporada anterior. Para outros, a frustração de Jaime em relação a Cersei e o histórico de resolver problemas com base na violência fazem a cena ter credibilidade.
Enquanto produtores da HBO se recusaram a comentar o episódio, George R. R. Martin, comentou o assunto em seu blog, adicionando algum contexto ao assunto.

“Nos livros, Jaime não está presente à morte de Joffrey e, de fato, Cersei está apavorada sobre ele também estar morto, sobre perder os dois, o filho e o pai/amante/irmão. De repente, Jaime está diante dela. Mutilado e mudado, mas Jaime, no entanto. Apesar de tempo e lugar descontroladamente inapropriados e de Cersei ter medo de ser descoberta, ela o deseja, assim como ele a deseja. Toda a dinâmica é diferente na série, onde Jaime está de volta por semanas, talvez mais, e ele e Cersei estão na companhia um do outro em diversas ocasiões, muitas vezes brigando. A configuração é a mesma, mas nenhum dos personagens está no mesmo lugar nos livros, o que talvez seja o motivo pela qual os produtores jogaram de forma diferente. Mas essa é apenas a minha suposição. Nós nunca discutimos essa cena, se eu me lembro bem. Além disso, eu estava escrevendo a cena do ponto de vista de Jaime, assim o leitor está dentro da cabeça dele, ouvindo seus pensamentos. Na TV, a câmera é necessariamente externa. Você não sabe o que cada um está pensando ou sentindo, apenas o que eles estão dizendo ou fazendo. Se a série tivesse preservado alguns dos diálogos de Cersei que estão nos livros, poderia deixar uma impressão diferente, entretanto, o diálogo foi moldado pelas circunstâncias dos livros, entregues por uma mulher que está vendo seu amante novamente pela primeira vez após um longo tempo separados, durante o qual ela temeu que ele estivesse morto. Não tenho certeza se teria funcionado com a nova linha do tempo. Isso é realmente tudo o que posso dizer sobre o tema. A cena sempre pretendeu ser perturbadora… Mas eu me arrependo se tiver sido perturbadora para as pessoas pelos motivos errados.”
Fonte:seriemaniacos
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »